O trabalho de Ação Social também deve ser um ato de amor.

O trabalho de Ação Social também deve ser um ato de amor.

Publicado em 24/10/2017

Compartilhe

Ação Social na igreja

O trabalho da ação social está diretamente ligado a um dos mandamentos deixados por Jesus que é o amor ao próximo.

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas(Mt 22. 36-40).

As palavras de Jesus não estão no condicional, mas no imperativo, portanto, o amor é uma ordenança, e a própria Bíblia diz que somos devedores desse amor:

"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei [...]. O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor" (Rm 13.8 e 10).

Quando amamos nos importamos com as dificuldades, aflições e necessidades de nosso próximo. Toda igreja deveria ter um projeto de Ação Social, ou se envolver com a comunidade em suas necessidades, buscando meios de supri-las e atendê-las.

Em 1 Coríntios 13, na supremacia do amor, Paulo fala aos coríntios sobre esse amor, e ali há uma série de características do exercício desse amor e que a igreja deve exercer. O amor aqui não se refere a um sentimento romântico, mas a uma ação de cuidado e zelo para com o próximo.

Jesus sempre se envolvia com os pobres, ensinava, curava, libertava, vemos muitas vezes nosso Mestre atendendo os mais necessitados. Certa vez Ele observou as ofertas que eram depositadas no templo, e declarou que quem mais contribuiu foi a pobre viúva, que ofertou apenas duas pequenas moedas, mas era tudo o que ela tinha. O ato dessa mulher serve até hoje de grande lição, não é a quantidade que Jesus viu, mas o propósito do coração.

O trabalho de Ação Social também deve ser um ato de amor, como essa pobre viúva, ela não se preocupou se ia faltar, ela apenas ofertou tudo o que tinha em obediência. Quanto mais nos envolvemos com esse trabalho e quanto mais doamos nosso tempo, recursos e talentos, Deus nos recompensa muito mais.

A principal missão da igreja é a evangelização, pregar o evangelho, e trabalhos de ação social são muito eficazes para a evangelização e prática desse amor. Não podemos encontrar uma família necessitada de pão e apenas dizer a elas: Jesus te ama; devemos demonstrar esse amor de Jesus, dando pão a elas e apresentando Cristo em suas vidas como o Pão da Vida.

“Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ ". Atos 20:35

por Desire Galvão