É IMPRESCINDÍVEL UM LÍDER TER VISÃO

É IMPRESCINDÍVEL UM LÍDER TER VISÃO

Publicado em 30/11/2017

Compartilhe

É IMPRESCINDÍVEL UM LÍDER TER VISÃO

“A visão do líder pode determinar o sucesso ou o fracasso de todo o grupo”.

As palavras do apóstolo Paulo ao rei Agripa expressam o ponto de partida na vida de um líder, visão. “Por isso, ó rei Agripa, não fui obediente à visão celestial.” (At 26.19). Outros textos, relatando as visões de Paulo (At 16.9; 18.9).

Percebemos que as grandes mudanças eram sempre o resultado de ações de homens visionários.

A reforma protestante foi o resultado da visão de vários homens que sonharam com uma igreja diferente. A liberdade religiosa e a prosperidade que muitos países desfrutam hoje é o resultado direto dessa visão.

Definindo o que é visão

Para se entender o sentido de liderança, faz se necessário definir o sentido de visão. Se o líder não entender claramente este aspecto, todos os demais aspectos que cooperam para o surgimento de um líder eficaz ficarão comprometidos. Estudar sobre o que é visão conduz necessariamente à liderança.

O que é visão?

  1. Visão é um retrato mental claro quanto ao futuro

A visão deve ser clara. Isto é, o líder sabe exatamente o que deseja realizar e como será o resultado final. Esta clareza permite que o líder seja confiante e resoluto. O líder sempre estará olhando a sua frente.

  1. Visão é a capacidade de enxergar o que a maioria não consegue ver

Quando José, o filho de Jacó chegou ao Egito, agarrou se aos sonhos que Deus lhe dera. Conseguiu vencer os 13 anos em que foi caluniado, preso, algemado, porque se apegou aos sonhos que Deus lhe deu.

Alguém disse que visionário é capaz de transformar desvantagens, “dez vantagem” (Gn 37-51). A visão nos faz ver as coisas, não como elas estão, mas como podem ficar. Por esta razão José chegou ao Egito como escravo e terminou como primeiro ministro, tudo por causa da sua visão.

Visão está ligada diretamente ao sonho, e esse sonho é movido através da fé.  Aquilo que o seu coração deseja ardentemente em Deus, faz você viver a disposição dessa visão, de forma que ainda que haja impossibilidade, ou pareça distante de ser realizado, cada vez que você como líder fala da visão, ela se torna mais clara e possível, não importando o tempo ou a distância.

  1. Visão é o vislumbre do seu propósito de viver.

Todos nós nascemos com um proposto bem definido. Descobrir esse propósito é a chave para uma vida sucedida na presença de Deus e dos homens. Líderes autênticos têm convicção da sua vocação e chamada.

  1. A Visão é a evidência de que o líder sabe para onde vai e porque está indo

“Se você não sabe pra onde quer ir, qualquer lugar serve”,  o líder precisa ter a clareza de onde está indo, a visão tem a ver com o tema principal do seu  ministério, o líder precisa ter a convicção de que sua visão o leva para aquilo que foi designado por Deus para realizar. Deus te chamou para desenvolver um ministério eficaz, com resultados, com crescimento, com progresso. Quando o líder sabe para onde vai, faz se necessário uma análise constante de todos os passos que são dados. Através da avaliação é que se pode ver o resultado, e o quanto estamos longe ou perto do traçado na visão.

  1. Visão é um sonho gerado por Deus no coração do homem

Toda visão para exercer a liderança cristã, nasce no coração de Deus. A visão sempre vem de Deus:

- Deus deu para Noé a visão de uma arca para ser construída (Gn 6. 13-16).
- Deus deu para Abraão a visão de uma terra a ser conquistada (Gn 12.1,2).
- Deus deu para Neemias a visão de uma terra a ser conquistada (Ne 1).
- Deus deu para Moisés a visão da libertação de um povo do Egito (Ex 3. 1-14).
-Deus deu para Davi a visão de um reino (1 Sm 17).

A visão existe para estabelecer um elo entre missão e ação. A visão procede paixão. Líderes visionários são líderes apaixonados. A visão é o combustível que mantém a chama da paixão acessa.

Como está a sua paixão pela sua visão?

texto adaptado por desiregalvão: 
37 Qualidades do Líder que nínguem esquece - Josué Gonçalves 

Editora Mensagens para todos, 2008