Crescimento da Igreja

Crescimento da Igreja

Publicado em 24/10/2017

Compartilhe

Lucas 5:1-11
2 – E viu estarem dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
3 – E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
4 – E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
5 – E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
6 – E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
7 – E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.
8 – E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
9 – Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam por causa da pesca de peixe que haviam feito.
10 – E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.
11 – E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.
Muito se fala sobre o Crescimento ou não da Igreja e até sobre isso que é tão importante, existe as controvérsias, o que é saudável, pois o bom debate sobre o que é melhor pra o povo de Deus trás resultados positivos com o mínimo de efeitos colaterais.
A Bíblia Sagrada nos trás o que é de positivo para um crescimento saudável em todas as áreas da Igreja, pois existem vários tipos de crescimento: “Material: (Construção e ampliação de Templos), Espiritual: (Batismo com o Espírito Santo, Santificação, Bom Testemunho etc.) e Numérico: (Membros e Congregados). E é neste aspecto que tem surgido às maiores controvérsias; Jesus nos mandou fazer Membros ou Discípulos?
Leiamos em Efésios 4.16; “do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor. Este texto nos mostra que é natural o crescimento da Igreja como um Corpo, deste que esteja em equilíbrio e saudável, pois a falta de crescimento saudável pode acusar alguma enfermidade que precisa de cura.
Em Atos dos Apóstolos cap. 3.42-47, nos traz outro exemplo de Crescimento saudável: “Muita Comunhão, Temor a Deus, Firmeza na Ortodoxia, caindo na Graça de Deus e do Povo” com estes ingredientes Deus dava crescimento a Igreja Primitiva. Não há crescimento também sem um verdadeiro Evangelismo com alvos bem definidos, Pois o Ap. Paulo disse que “combatia mais não como batendo no ar”, ICo. 9.16. Temos vários exemplos com Base Bíblica para adotar o que não pode é ficar sem fazer nada, só criticando o que os outros estão fazendo; acho muito interessante o Exemplo do Ap. Paulo em sua Carta escrita aos Filipenses cap. 1.12-19, que texto maravilhoso, Paulo estava preso e ficou sabendo que muitos que antes não ajudavam em nada na obra da evangelização, depois de sua prisão tomarão um impulso e começaram a fazer a obra de Deus por motivos até indevidos, vss. 14-17, mais veja a resposta de Paulo aos que achavam que ele iria se incomodar com esta atitude vss. 18-19. Então meus amados o importante é que Cristo seja anunciado.
Geralmente quando estamos parados acomodados em nossos Templos e conformados com um certo número de Membros que temos, ficamos olhando com desconfiança algumas de nossas Igrejas que estão experimentando um crescimento maior não só de “Membros” mais de verdadeiros ‘Discípulos’, sei que temos que olhar com cuidado, PRINCIPALMENTE POR CAUSA DE ALGUNS MODISMOS, examinando sempre as Escrituras, mais sempre nos lembrando que a estagnação e comodismo são doenças que precisam serem curadas, respeitando cada Região de nosso País e suas dificuldades, talvez uma maneira de evangelizar em uma região com êxito não vai dá certo em outra, mais o que não pode é ficar parado, procurando desculpas, lembre-se “Água parada, mesmo que esteja limpa, é prejudicial a você e aos que estão em volta, tem muito mosquito da Dengue por ai” e por falta de cuidados ele trouxe outras doenças consigo nos últimos dias.
Temos experimentado em nosso Campo de Arapiraca e na Região Alagoas um bom e saudável Crescimento, dentro dos princípios Bíblicos e que se encaixa bem na nossa Região (mais podemos fazer mais e melhor) e Oro a Deus que ele sempre nos confie Almas para cuidar, por que se não, vou ocupar o meu tempo em ficar olhando o trabalho dos outros, julgando se está certo ou errado, enquanto isso muitas Almas estão se perdendo, depois que a rede for lançada e a trouxermos a praia, aí sim podemos fazer a separação entre os que são peixes e os que não são. Chegou à hora amados já lavamos as redes, então sobre a Palavra do Mestre vamos voltar ao alto Mar, tem muitos desafios, mais o resultado será Maravilhoso.

Por: Pastor Braz Dionizio Da Silva – Pres. Da ICPI Campo de Arapiraca e da Região Alagoas.